[por Marina Costin Fuser]

 

vvka83x1u0px

Confesso que sempre tenho um pouco de preguiça de feministas que não estão dispostas a sair dos pequenos guetos feministas para discutir com os homens, traze-los para perto, tê-los como nossos aliados. Apesar de defender a ferro e a fogo nosso lugar de fala e autorepresentação, sou dessas que acham que homens podem se reivindicar feministas. Desde que respeitem nossa autodeterminação. Este tema sempre foi polêmico no feminismo: em que medida eles podem ou não podem participar. Acho que isso tem que ser negociado com o grupo, de acordo com as pautas e as relações de confiança implicadas.
hannibal-3
Mas por que será que algumas mulheres vilificam o sexo masculino? Existem várias abordagens de feminismo, e poucas condizem com um feminismo caricato de mulheres raivosas que odeiam os homens. Mas todas as feministas que eu conheci que de alguma forma vilificam os homens são mulheres que sofreram abuso, violência sexista. São sintomas de traumas que as fizeram tomar a parte pelo todo: como as agressões que elas sofreram vieram de homens, elas identificam o sexo masculino como agressor em potencial. Não gosto de generalizar, mas entendo, respeito e me empatizo com a dor. Porque já sofri violência, e 99% delas foram de homens (1% não, mas a exceção acaba reforçando a regra).

tumblr_nb908wlnxn1taudcyo1_500
Estou cansada de toda a sua merda.

Cada vez mais mulheres não estão mais dispostas a se calar frente ao machismo que até pouquíssimo tempo atrás, era naturalizado, tratado como traço imutável da nossa cultura. Impreterivelmente algumas podem até te lembrar aquela caricatura que vilifica as feministas desde o surgimento da caricatura na imprensa, mas cuidado pra não cair na mesma armadilha: tomar a parte pelo todo, ou achar que traços masculinos numa feminista confirmam todo um corredor semântico de estereótipos ridículos atribuídos às feministas.

more-broken-gifs-hellraiser

Leave a comment