[por Renata Flores]

0aa

O que queremos com Chica Minuto?

            Falar e perguntar. Falamos sobre uma mulher que vive cada minuto. Perguntamos “o que é um homem?”, “o que é uma mulher?” “ser mãe é preciso?”, “o que é ser bem-sucedido?”, “quantas pessoas formam um casal?”, “toda mulher precisa ter um amigo gay?”. Junto com os espectadores vamos tentando responder.

            Queremos viralizar uma web série feita com episódios muito curtos (entre 60 e 90 segundos), para formar um público que discuta essas questões de maneira informal, divertida, colorida. Muito colorida, na verdade. O cenário da série é o graffiti e a street art de São Paulo.

Por que Chica Minuto agora?

            Padrão e transgressão estão em choque violento no Brasil, como nunca antes. À diversidade de comportamento se opõem padrões tradicionais de relações sociais, amorosas, profissionais, etc… A mulher brasileira, habita, há muito tempo, um terreno no qual deve escolher entre o objeto sexual para exportação, a mãe de família “bela, recatada e do lar” e a executiva bem sucedida masculinizada.

            Os movimentos que sempre colocaram em questão esses padrões ganharam novo fôlego na última década. Como é natural, a reação a esses movimentos de liberação de gênero é agressiva e atinge todas as camadas da sociedade. Será preciso escolher entre ser mãe, ser profissional, ser sexy? Como ser mulher aqui e agora?

            É preciso, ainda, falar sobre gênero. Não apenas sobre a mulher empoderada. É preciso falar dos desalinhos, de quando não estamos bem colocados no mundo. Chica Minuto fala sobre uma mulher brasileira que corre, dispara pelas ruas e que grita “Eu estou viva!”. Ela tenta, se perde, acerta, se decepciona e comemora.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s